Quando se fala de sustentabilidade a ferramenta mais poderosa que me me ocorre que temos diariamente nas nossas mãos são o garfo e a faca.
Mudarmos de forma colectiva os nossos hábitos para uma alimentação baseada em plantas é hoje incontornável se queremos falar de facto em sustentabilidade e saúde.
Não estou a falar em regime de exclusividade, nem é o propósito desta publicação defender nenhum regime alimentar em exclusivo, até porque como sabem cá em casa não excluímos na totalidade produtos de origem animal.
Ainda assim tenho sempre presente 2 factores nas escolhas alimentares que faço diariamente:
Ora depois destes pressupostos vêem as minhas filhas… com aquelas perguntas simples e inocentes que me fazem pensar em todos os detalhes das respostas que lhes dou.
A Maria Inês aprendeu na escola uma série de coisas que “fazem mal ao planeta Terra”. Desde então leva muito a sério todas as práticas que podem tornar este mundo melhor. Isso inclui prescindir de sua iniciativa própria beber o sumo com palhinhas de plástico quando vamos a um café, assim como trazer lixo da praia!
Parece um gesto simples de uma criança, mas muito poderoso, pois é imitado logo ali no momento pela Francisca (ainda sem perceber bem porquê, mas imita).
Cá em casa este tipo de comportamentos ecológicos, sustentáveis e no final de contas… cívicos, sempre foram uma preocupação. É certo que cada vez os comportamentos são melhores, mais conscientes, consistentes e eficazes.
Estou sempre a aprender e de facto o #desperdíciozero é uma aprendizagem contínua.
De uma forma muito fluída, a decisão de recusar uma palhinha hoje pode induzir um conjunto de acções amanhã. Isto porque o nosso conhecimento aumenta e poupar uma palhinha só não chega. É preciso recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e decompor (este último ainda está em falta, mas lá chegaremos).
Com estes princípios em mente as minhas escolhas do dia-a-dia são cada vez melhores para todos individualmente, para a saúde e orçamento familiar e também para o planeta… preocupação base da Mª Inês!
Nas minhas pesquisas de alternativas aos produtos convencionais encontrei a Organiko, uma loja online portuguesa e amiga do ambiente, com produtos eco-friendly, manufaturados de forma 100% natural e ecologicamente sustentável.
Deixo-vos os algumas das minhas escolhas e mudanças sustentáveis que temos feito cá em casa nos últimos tempos. Pequenos passos com enorme significado.
Com todas estas escolhas não deixo de ter que gerir o orçamento da minha família, pelo que esta preocupação de sustentabilidade não se traduz na escolha de produtos mais caros.
Embora não se deva esquecer que vai sempre haver mais barato… resta saber a que custo para todos.
Visitem a Organiko para saber mais sobre estes e outros produtos e façam as vossas escolhas sustentáveis. Eu dou uma ajuda com o meu código de desconto MFLD10. (10%de desconto em compras superiores a 20€)
Mafalda Antunes
#letsbeprettyft #mafaldaantunespersonaltrainer