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O papel do exercício físico na recuperação do pavimento pélvico vai muito para além dos exercícios de Kegel.

Nunca é demais reforçar esta ideia, pois é das principais dúvidas que me colocam.

Os exercícios de Kegel são muitas vezes apresentados como a solução para todos os males no que diz respeito ao fortalecimento e funcionalidade da parede abdominal na mulher grávida e em recuperação pós parto. Se calhar vou estragar o imaginário de muitas mulheres mas… Não é benéfico fazer exercícios de Kegel de manhã até à noite! Fortalecer o todos os músculos do core e o “chão da cavidade abdominal” passa por inúmeros factores como p exemplo alongamentos, capacidade de activar esta musculatura, manter a contracção, contrair de forma rápida… No meu programa de Recuperação Pós Parto, o treino do core é realizado através de ferramentas simples, eficazes e fáceis de implementares no teu dia-a-dia.

🟡 Conhece o teu corpo- O pavimento pélvico é um sistema de músculos, ligamentos, nervos e tecido conjuntivo, localizado na parte inferior da pélvis e serve de suporte ao conteúdo da cavidade abdominal, importante no movimento e estabilidade da bacia. Mesmo não sendo possível ver o pavimento pélvico, é possível treinares esses músculos de forma consciente.

🟠 Como treinar o pavimento pélvico- Enquanto mulher o teu pavimento pélvico é mais fraco do que o de um homem. Porquê? Porque além de estar perfurado pela vagina, está sujeito a maior stress, sobretudo durante a gravidez e no parto. Depois de seres mãe, a possibilidade de desenvolver incontinência urinária ou outra disfunção do core aumenta substancialmente, independentemente da via do parto.Todo o sistema do core e pavimento pélvico tem de ser reconectado num corpo que mudou muito em pouco tempo.

Ter o pavimento pélvico e o core funcionais, é a base para uma vida mais saudável e um treino eficaz da parede abdominal.

 

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