Durante a gravidez ocorrem diversas alterações no corpo materno, sendo que as alterações posturais necessárias a acolher o peso crescente do feto e a produção hormonal característica desta fase da vida da mulher (relaxina, estrogénios e progesterona), parecem ser os responsáveis pelas comuns dores nas costas das grávidas.
À medida que a gravidez evolui o útero fica mais pesado, esse aumento de peso para a frente do corpo, implica a alteração das curvaturas normais da coluna vertebral (aumento da lordose lombar, cifose dorsal e rotação da bacia para a frente).
Para manter o seu normal equilíbrio a postura da mulher grávida muda.
Estas alterações posturais podem conduzir a tensões musculares extra, que em conjunto com a laxidão dos ligamentos podem provocar dor e rigidez muscular.
De salientar que esta laxidão ligamentar, de origem hormonal, é normal e serve de preparação para a passagem do bebé pelo canal do parto, facilitando o nascimento.
Por outro lado, a musculatura da parede abdominal, que tem uma função importante no suporte da coluna vertebral, também se encontra fragilizada durante a gravidez.
Todas estas alterações são normais, transitórias e preparam a grávida para o trabalho de parto/nascimento do seu bebé.
Mafalda Antunes