As grandes tentações Natalícias aproximam-se a passos largos.
Muito importante nesta altura é não descuidar os hábitos de exercício físico!
Se vamos cometer alguns excessos alimentares em família, podemos também ter momentos de partilha e confraternização em actividade física, nomeadamente com as crianças.
Deixo-lhe aqui mais algumas dicas!
MANTENHA-SE FISICAMENTE ACTIVO…
1. Faça uma caminhada em família a seguir ao longo e caloroso almoço de Natal;
2. Jogos de mímica, imitação de personagens, animais ou filmes são muito divertidos e quebram com as longas horas sentados à mesa. O importante é ser criativo!
3. No dia 26 de Dezembro retome o seu plano de treino. Se não tem um, fique atento à minha página pois irei deixar um vídeo com uma sugestão de treino para esse dia.
NA COZINHA…
1. Prefira leite magro ou sem lactose;
2. Procure reduzir a quantidade de sal nos cozinhados, utilizando mais ervas aromáticas para os tornar saborosos;
3. Sempre que possível use o forno na confecção dos doces que habitualmente são fritos. Deixo-lhe aqui uma sugestão de RABANADAS NO FORNO:
Ingredientes:
7 fatias de pão de forma integral
200 ml Leite Magro
1 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sobremesa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de água
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de creme vegetal para barrar
Canela q.b
Preparação:
Misture o leite magro, o açúcar e a canela. Bata ligeiramente o ovo. Adicione as 3 colheres de água e misture bem. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido.
Coloque as fatias na forma e leve ao forno bem quente, pré aquecido (280ºC), por aproximadamente 8 minutos. Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem nos dois lados. No fim polvilhe-as com canela.
Receita retirada do e-book da Associação Portuguesa dos Nutricionistas “Sugestões para uma tradicional ceia de Natal mais saudável”
À MESA…
1. Não abuse do azeite. Apesar de ser uma gordura saudável, não deixa de se gordura!
2. No meio das diversas sobremesas que vai ter à sua disposição coma ABACAXI. Tem propriedades diuréticas que o tornam um excelente aliado nesta altura;
3. Quando servir o seu prato seja generoso na quantidade de legumes e proteína. Vai sentir-se saciado durante mais tempo.
FELIZ NATAL